A impermeabilização de lajes e telhados é uma ação que colabora com a longevidade das obras e no conforto daqueles que irão utilizar o imóvel no seu dia a dia. Esses locais estão expostos diretamente à chuva e ao sol, por isso a aplicação de uma solução impermeabilizante evita diversos problemas, como infiltração de água, corrosão das armaduras, comprometimento da estrutura, desprendimento de placas de revestimento e danos às instalações elétricas.
Desconsiderar essa importante etapa da obra é colocar em risco a edificação e possibilitar que a umidade se instale nos ambientes, causando grandes transtornos e, inclusive, problemas de saúde para aqueles que utilizarão o espaço, a partir do surgimento de fungos e mofos.
No momento da sua aplicação podem surgir algumas dúvidas, como a escolha da melhor solução. Utilizar manta asfáltica ou líquida? Neste post, apresentaremos a melhor opção para impermeabilização de lajes e telhados. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Quais as diferenças entre manta asfáltica e manta líquida?
Tanto a manta asfáltica quanto a líquida são excelentes opções para a impermeabilização de lajes e telhados, no entanto, possuem características diferenciadas e aplicações segundo a necessidade de cada situação. Para conhecermos melhor as soluções, vamos aos detalhes específicos de cada uma delas;
A manta asfáltica é um dos mais antigos sistemas de impermeabilização, possuindo um excelente custo-benefício.
Existem diversas opções à disposição do mercado, onde destacamos:
- com estrutura em fibra de vidro e película aluminizada;
- com areia na face externa e proteção através de um filme de polietileno na face de ligação;
- com película aluminizada altamente flexível e resistente ao ozônio.
Durante a instalação, pode-se optar pela aplicação com chama de maçarico ou com asfalto quente.
Manta líquida
A manta líquida é flexível e elástica, possuindo um alto teor de sólidos à base de resina acrílica. Após a secagem, forma-se uma membrana de alta resistência química, impermeável e resistente ao sol e à chuva.
Essa solução é de rápida aplicação e a área que recebeu o produto pode ser liberada no mesmo dia.
De acordo com o ambiente, também existem opções que atendem as mais diversas características, tais como:
- lajes de concreto armado: telhas de fibrocimento e cerâmica;
- lajes de coberturas: ambientes molhados, como banheiros, cozinhas e área de serviços;
- opções para áreas com ou sem trânsito;
- superfícies metálicas.
Qual a melhor para impermeabilização de lajes e telhados?
A escolha da melhor manta para a impermeabilização de lajes e telhados depende dos objetivos e da estrutura de cada construção.
A manta asfáltica, normalmente, é voltada às lajes que possuam dimensões maiores, além de ser uma excelente solução para áreas frias. É bastante requisitada em locais que possuem altas taxas de precipitação de chuva. O produto possui uma grande resistência a tração, rasgamentos e furos.
A manta líquida é muita utilizada em lajes expostas nas coberturas, além de também atender muito bem áreas como terraços, sacadas e varandas. A sua aplicação é feita a frio, o que torna o processo rápido e fácil, oferecendo excelente aderência em qualquer superfície.
O fato é que as duas opções quando aplicadas devidamente apresentam excelentes resultados e atendem perfeitamente o grande objetivo a ser alcançado, ou seja, a impermeabilização de lajes e telhados.
O importante é escolher produtos de qualidade que tenham o reconhecimento do mercado, para garantir que as infiltrações não estarão presentes em sua obra.
Agora que você já conhece as diferenças entre a manta asfáltica e líquida pode decidir pela melhor impermeabilização de lajes e telhados, acesse outros posts que apresentam a linha para soluções voltadas à proteção e vedação de todos os ambientes de sua obra